A Casa do Povo de Santana da Serra agora é Fundação Casa do Povo de Santana da Serra.
Esta mudança resultou da transformação da forma jurídica da Casa do Povo de Santana da Serra, sendo reconhecida e registada na sequência do despacho da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel de Lemos Leitão Marques, de 30 de Novembro de 2016, e registado pela Direção-Geral da Segurança Social a 6 de Janeiro de 2017.
A alteração visa aproveitar, mais e melhor, os recursos disponíveis na Instituição, aplicando-os em prol da sociedade, designadamente dos mais necessitados, cumprindo a missão original da Casa do Povo de Santana da Serra.
A Fundação Casa do Povo de Santana da Serra (FCPSS) permitirá aumentar a abrangência geográfica e social da instituição.
Esta era uma aspiração antiga, tornando-se possível depois de reunidas as condições para a sua criação.
Anteriormente, foi Casa do Povo de Santana da Serra – Centro Comunitário de Apoio à 3ª Idade - uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com sede em Santana da Serra, concelho de Ourique.
Entre 1941 e 1992 desenvolveu actividades inerentes às antigas Casas do Povo.
Recordamos que, em 1992, a Casa do Povo de Santana da Serra candidatou-se a um projecto de Luta Contra a Pobreza. A iniciativa destinava-se à revitalização de Casas do Povo desativadas e foi promovida pelo Comissariado Nacional de Luta Contra a Pobreza.
Após a aprovação da candidatura, implementou-se o Projeto que decorreu entre 15 de Outubro de 1992 e 31 de Dezembro de 1993, e do qual resultou o Centro de Apoio à População Idosa de Santana da Serra, em funcionamento desde 1 de Outubro de 1996.
A Fundação Casa do Povo tem sofrido ao longo dos anos algumas alterações, adaptando-se às necessidades da população da freguesia.
Objectivos:
-Assegurar aos utentes uma vida equivalente à vivência familiar;
-Promover o bem-estar bio-psico-social dos utentes;
-Proporcionar habitação de forma a garantir ao utente uma vida confortável, respeitando, tanto quanto possível, a sua independência;
-Proporcionar serviços permanentes de forma a garantir a satisfação das necessidades básicas;
-Apoiar os utentes residentes na comunidade, em regime de frequência diurna, de forma a conservarem-se no seu meio familiar e social;
-Prestar os apoios necessários às famílias dos idosos, no sentido de fortalecer e preservar os laços familiares.
-Alargar e diversificar os apoios à população idosa da freguesia de Santana da Serra;
-Contribuir para a melhoria das condições de Higiene, Saúde e Alimentação dos idosos que já não têm capacidade para realizar total ou parcialmente, as tarefas da vida diária;
-Promover alterações e adaptações do domicílio para que os utentes sejam o mais inde-pendentemente possível;
-Manter o idoso o máximo de tempo possível no seu meio familiar e comunitário, evitando ou retardando o internamento em Unidades de Saúde ou Lares;
-Prestar apoio à população em geral que se encontre em situação de carência e/ou vulnerabilidade socio-económica.
Valências:
Atualmente a Instituição assegura o funcionamento de três Valências no Apoio à População Idosa: Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, apoiando cerca de 52 utentes.
A FCPSS proporciona, ainda, a distribuição de produtos alimentares a famílias carenciadas da freguesia de Santana da Serra, através do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAC), e fornecimento de refeições através do Programa Cantina Social.